Home Up NMR Pentomino

 

ir para NMR Programs Page                   ir para Página do Pentomino

Software

Nesta página estão colocados à disposição alguns programas que foram desenvolvidos em nosso Laboratório para finalidades educacionais ou para resolver certos problemas técnicos de pesquisa, etc. Há também uns poucos jogos que podem ser instrutivos para quem deseja aprender a escrever programas.

Na primeira parte estão os programas compilados e prontos para instalar e rodar em computadores com WINDOWS 95/98 ou NT. Todos os programas têm finalidades educacionais e não há nenhum interesse comercial envolvido. Gostaríamos apenas de receber, se o leitor quiser enviar, comentários, sugestões ou críticas construtivas sobre os programas(envie para mgconsta@usp.br).

1) Programas para rodar diretamente em WINDOWS (95, 98, NT, etc.).

Simplesmente copie o arquivo para seu computador, descompacte em um diretório provisório qualquer e clique em Setup.exe. Depois é só seguir as instruções.

bulletDisplay mmx 2011- (com exemplos)
bullet FOMSC3_rm2011 com exemplos
bullet Read_NMR (2011) com exemplos
bulletSimEsp_NMR -
Interpretação.pdf
bulletMS Analyzer - Programa destinado a auxiliar químicos pesquisadores nas operações de análise de um espectro de massa (MS, em inglês). Este programa permite o cálculo de massas moleculares, fornece informações sobre isótopos e fragmentos, calcula as fórmulas correspondentes a uma certa massa molecular, etc., além de dispor de alguns recursos gráficos para permitir o traçado de espectros a partir de uma tabela de dados, copiar o espectro para outros programas, etc. Após descompactar e instalar, copie a pasta "Examples" para o mesmo diretório em que foi instalado o programa (se você não mudou, será "C:\Arquivos de Programas\MS Analyzer\"). Se quiser, pode também copiar o Manual [Manual (*.zip, documento do Word, 49 KB) ou Manual (*.pdf, 98 KB)] , que fornece instruções sobre a utilização do programa (em português). Versão Mod.
Nova Versão (2014): MS Analyzer 2014 Notebook.

bulletChemSeeker - Este programa, desenvolvido por Adilson Beatriz, destina-se a elaborar um arquivo de produtos químicos existentes em um laboratório e fornecer um acesso rápido e simples às informações contidas no arquivo. Rodando o programa você pode remover itens do arquivo (acompanha um arquivo com uns poucos itens como exemplo), acrescentar itens correspondentes aos produtos existentes em seu laboratório (acompanhados de várias informações como fórmula molecular, local de armazenamento, vendedor, etc.), modificar informações, etc., elaborando assim seu arquivo. Depois é possível localizar rapidamente um produto qualquer desejado através de seu nome, fórmula molecular ou, uma característica particularmente útil, através de um nome parcial. Digitando "bromo", por exemplo, o programa retornará uma lista de todos os reagentes que tenham "bromo" em seu nome; experimente digitar "acido", ou "acet", ou "ol", ou "eno" para ter uma idéia da utilidade que essa característica representa.
bulletRead_IR2 - (Subst. por Read_IR3)Programa para ler arquivos de espectros de infra-vermelho Perkin-Elmer (apenas arquivos *.sp). O arquivo original tem os dados em forma binária, que não podem ser lidos pelos programas comuns de traçar gráficos. Com o READ_IR2 é possível copiar os dados lidos e colá-los em vários outros programas como Word, Excel, Origin, Bloco de Notas, etc. Pode-se também salvar os dados como *.txt. O programa oferece também alguns recursos gráficos para traçar o espectro (com escala linear em microns ou em cm-1), etiquetar picos, fazer ampliações, etc. O espectro pode ser impresso diretamente, ou copiado e colado no Word, para canfecção de relatórios ou teses. Modificado PC. Mod.
bulletNova versão (2014): ReadIR3Mod2014.
bulletFirst Order Multiplet Simulator/Checker - FOMSC. FOMSC3.
bulletFirst Order Multiplet Simulator - (Subst. por FOMSC2_XP)-Programa que pode ser utilizado para mostrar a aparência que deve ter um multipleto, num espectro de RMN de 1H, quando conhecemos todos os valores de constantes de acoplamento envolvidas; no caso de um multipleto envolvendo mais de 1 hidrogênio, é necessário conhecer também o deslocamento químico de cada um. (No caso de dificuldades na instalação, pode-se também experimentar FOMSC2_XP_Q ou FOMSC2_W98, que foram compilados de forma diferente, mas são o mesmo programa; uma outra alternativa consiste em utilizar o arquivo executável, FOMSC2(exe), que funciona em muitos computadores sem requerer instalação: basta descompactar o arquivo para uma pasta e rodar; note, porém, que há outros arquivos acompanhando: nada do interior desta pasta pode ser apagado, senão o programa pode não funcionar mais).

É comum que os aparelhos de RMN atuais forneçam espectros em que os sinais dos hidrogênios de uma molécula encontram-se todos separados e distantes um do outro, resultando em multipletos que, apesar de serem essencialmente de primeira ordem, não têm aparência facilmente reconhecível pelo químico. Ao abrir, este programa mostra um destes casos, um hidrogênio de um produto natural, o 15-Desoxigoiazensolido; a aparência lembra vagamente um sexteto, mas o sinal é extremamente complexo, envolvendo seis valores diferentes de constantes de acoplamento, que foram medidas por utilização de vários recursos diferentes; seria extremamente difícil para o químico obter uma confirmação de que este desdobramento, com estes valores de J, produziria um multipleto com aquela aparência; neste programa, basta fornecer ao computador o deslocamento químico do hidrogênio (o centro do multipleto) e os valores de J, e instantaneamente se obtém na tela uma figura praticamente idêntica à do espectro real, incluindo a posição dos máximos dos picos, que diferem do real por apenas 0,1 ou 0,2 Hz, fornecendo assim uma confirmação muito convincente dos valores obtidos.

Além disso o programa desenha (sozinho) o diagrama de chaves correspondente, e a figura toda que aparece na tela pode ser copiada e colada em programas de texto como o Word. Os recursos gráficos permitem uma flexibilidade razoável: é possível expandir ou contrair o gráfico, e retirar da imagem as informações não desejadas (diagrama de chaves, valores de J, histograma, etc.). As curvas traçadas podem ser Gaussianas ou Lorentzianas, ou até uma combinação das duas. Alterando o valor da "Width at half height", pode-se fazer a figura assemelhar-se a espectros reais obtidos com maior ou menor resolução; o valor chamado "Resolution"  no programa refere-se ao valor em que as linhas do histograma se confundem; pode-se usar "zero" para este valor sem que resulte diferença na envolvente Gaussiana (apenas o histograma e os picos individuais mudarão de aparência).

Uma outra possível utilização do programa é didática: é relativamente fácil verificar, por exemplo, quantas e quais possíveis aparências podem apresentar um tripleto e um quarteto parcialmente superpostos, ou dois tripletos, etc. Pode-se também utilizá-lo apenas para obter o desenho de um diagrama de chaves determinado, tarefa freqüentemente trabalhosa em programas normais de desenhos, principalmente quando há vários valores de J envolvidos.
bulletFFT SpecMusEV
bulletFFT SpecEV
bulletFFT MusEV
bulletRead PCM
bulletBoltz. Nova versão, desenvolvida com Visual Basic 2005 (Express): Boltz_2005
bulletFFTMus2. Nova versão, ligeiramente modificada, de FFT Mus.
bulletPentomino2
bullet Fatorial. Programa muito simples, desenvolvido com Visual Basic 2005 (Express).
bullet TicTacToe 2011 - o popular jogo, para ser jogado por um humano contra o computador.
bulletFFT2018 - Programa demonstrativo sobre as propriedades e usos da Transformada de Fourier, com ênfase nos aspectos práticos. O programa pode efetuar transformadas de curvas geradas pelo próprio programa ou importadas por processos de copiar e colar de programas como o Excel, além de ter uma seção dedicada a fazer transformadas de curvas FID de RMN. Faz também transformadas de sons capturados da placa de som do computador ou gerados por um teclado musical incorporado ao programa. No menuAjuda” há um texto razoavelmente extenso sobre vários aspectos teóricos e práticos sobre a FFT. Também tem a versão em Visual Basic.
bullet FFT2018NB - O mesmo programa FFT2018, em versão apropriada para rodar em Notebooks. Também tem a versão em Visual Basic.
bulletTexto «Aspectos Práticos da Transformada de Fourier, sobre os programas FFT2018 e FFT2018NB.
 wavExamples.
More Examples.

2) Programas em Visual Basic

Para executar os programas aqui oferecidos, você precisa ter o Visual Basic 5.0 instalado em seu computador. Assim você poderá, além de rodar os programas normalmente, ler e interpretar os códigos, modificar de acordo com seus gostos e requisitos, aproveitar sub-rotinas para seus próprios programas, etc. Naturalmente, você pode também compilar o programa e utilizá-lo na forma de um arquivo *.exe.

Clique aqui para ler instruções para instalar os programas.

bullet Display mmx 2011 (VB 2010)
bullet Read_NMR (VB 2010)
bullet FOMSC3_rm (VB2010)
bulletTicTacToe (Jogo da Velha) - O popular jogo, para ser jogado por um humano contra o computador..
bullet TicTacToe (VB 2008)
 
bulletProgramas sobre a transformada de Fourier (FFT)
Em todos estes programas a rotina para efetuar o cálculo da transformada de Fourier é a descrita em "Numerical Recipes", convertida para Basic e ligeiramente adaptada para servir aos propósitos do programa em questão. Agradecemos ao Prof. Dr. Léo Degrève por suas valiosas sugestões.
bulletFFT SpecMusEV - Programa que permite que o usuário possa gerar (na forma de gráfico e tabela de pontos) várias funções periódicas, simples ou compostas (incluindo sen x, cos x, onda quadrada, onda triangular, etc.), e em seguida calcular a transformada de Fourier dessa função. O programa possibilita ainda o cálculo da transformada de Fourier de dados de um arquivo *.raw (três arquivos *.raw estão incluídos como exemplo, trechos curtos de "Moonlight Serenade" e "Sinfonia n°5 de Beethoven"). A transformada de Fourier é mostrada na forma de um gráfico linear (módulo, parte real, parte imaginária, etc.), ou de um gráfico logarítmico, próprio para fazer análise musical (um teclado musical auxilia na identificação da nota).
Uma outra operação que o programa permite é a recuperação da função original a partir dos dados da transformada de Fourier. Este cálculo reverso fornece os resultados como gráfico e como lista de pontos, para comparação com os dados da função original.

É possível também imprimir um relatório com dados da função original e da transformada, imprimir gráficos, etc..
bulletFFT SpecEV - Este programa mostra como a transformada de Fourier pode ser utilizada para processar os dados obtidos de um espectrômetro de ressonância magnética nuclear, transformando a curva "fid" obtida do espectrômetro em um espectro de RMN. Trata-se de um programa simples, elaborado apenas para efeito de ilustração dos processos (os próprios fabricantes de espectrômetros fornecem programas bem mais elaborados, mas o usuário não pode saber o que está fazendo, pois o programa na forma de um arquivo *.exe não pode ser interpretado; nosso programa, em Visual Basic, pode ter suas rotinas desvendadas para satisfazer qualquer tipo de curiosidade, e pode servir como base para elaboração de programas mais complexos).

Há rotinas para calcular a transformada, traçar gráficos de módulo, da parte real separada da imaginária, para "ajustar a fase" (que significa "combinar" a parte real com a imaginária de uma forma peculiar), para corrigir o efeito do filtro "Bruker", para formatar e imprimir o espectro, ampliar picos, etc.

Naturalmente, dada a simplicidade do programa, ele pode ler arquivos "fid" apenas do espectrômetro Bruker. Alguns poucos arquivos são fornecidos para serem utilizados como exemplo..
bulletFFT MusEV - Programa que ilustra como a transformada de Fourier pode ser usada para analisar um som musical complexo (gravado em um arquivo *.wav), determinando quais as notas musicais (freqüências) que estão sendo executadas em um certo trecho, qual é a composição dos harmônicos de um certo instrumento musical, etc.

O arquivo *.wav a ser analisado é mostrado como um gráfico; o som correspondente ao gráfico todo ou a uma parte selecionada pode ser ouvido à vontade, permitindo escolher o trecho com o som desejado.

A transformada de Fourier é apresentada como um gráfico logarítmico, tendo embaixo um teclado musical ativo, que pode produzir som e permitir uma análise muito instrutiva do gráfico.

Vários arquivos *.wav, curtos, estão incluídos. Outros arquivos, mais longos, estão em "wavExtraFiles" (v. abaixo). O leitor pode gravar seus próprios arquivos *.wav de um CD comum ou com um microfone, utilizando os programas que acompanham seu multimedia..
bulletwavExtraFiles - este arquivo NÃO é um programa, mas uma coleção de arquivos *.wav que o leitor pode utilizar com o FFT MusEV, descrito acima. Como já dito, é fácil gravar seus próprios arquivos, não é necessário copiar este nem ficar limitado aos oferecidos.
bulletRead PCM - Programa que pode ser utilizado para ler arquivos gravados pelos programas PC Model e GMMX, principalmente. Quando se abre um desses arquivos (*.mmx, *.sst, etc.) é mostrada uma figura do modelo da molécula correspondente. Essa figura pode ser apresentada de várias formas diferentes, parada ou em movimento randômico, em perspectiva, em "mono" ou "estéreo", etc. Para observar a figura em modo "estéreo" é conveniente dispor de um estereoscópio como o descrito por M. G. Constantino, G. V. J. da Silva e M. M. M. Pelisson em Química Nova 21, 337-340 (1998). O programa também calcula todos os ângulos diedros existentes na molécula e apresenta os resultados na forma de uma tabela. Não há rotinas para imprimir ou para gravar arquivos, de forma que o programa é bastante seguro. Pode-se experimentar à vontade todos os comandos, sem perigo de causar nenhum dano aos arquivos. São fornecidos vários arquivos como exemplos, inclusive de moléculas sintetizadas em nosso laboratório..
bulletBoltz - Programa que pode calcular a distribuição de Boltzmann de vários confôrmeros (até 10), dadas as respectivas energias em kcal/mol, em função da temperatura..

3) Programas em Visual Basic 2005 (Express Edition)

bulletFatorial.
bulletBoltz_2005
bullet GraphMakingDemo

4) Programas em Visual Basic 2008 (Express Edition)

bullet Display mmx New_

5) Programas em Visual Basic 2010 (Express Edition)

bullet Display mmx 2010
bullet ReadIR3Mod2014
 

Última edição desta página: 05 jul 2017